Home Comentários Mapa do Site Pesquisar

Segurança Dicas
ELEVAMIL, Subindo  Junto com Você !

Home
Produtos
Serviços
Quem Somos
Nossos Clientes
Nossa Equipe
Nossos Parceiros
Atendimento
Segurança Dicas
Legislação

 

 

 

DICAS DE SEGURANÇA

bulletNunca sobrecarregue o elevador além da capacidade declarada

bulletEntre e saia cuidadosamente. 
bulletObserve o chão na entrada. 
bulletPise para cima ou para baixo se chão do elevador e chão de pavimento não estão nivelados entre si.
bulletPrestando atenção você evitará de tropeçar. 
bulletAntes de entrar, posicione de lado da porta de maneira que permita aos passageiros sair.
bulletO interruptor de botão de parada só deverá ser usado quando for absolutamente necessário parar o elevador.
bulletNão tente parar o elevador correndo pelo salão de entrada, tentando abrir a porta da cabine ou porta de pavimento. Você pode machucar suas mãos fazendo assim.
bulletSe as portas não abrem quando o elevador para, acione o alarme e aguarde. 
bulletNunca force as portas abrir ou tentar sair 
bulletNo caso de fogo, nunca use o elevador, use as escadas.
bulletNossos elevadores modernos são programados para devolver os passageiros automaticamente ao andar mais próximo, em caso de faltar energia. 
bulletEm caso de faltar energia depois de deixar os passageiros eles fecharão as portas, e não responderão a chamadas. Você pode desperdiçar um tempo precioso por elevadores que não virão. Sempre use as escadas. 
bulletO "  Acionamento do Dispositivo de Freio de Emergência " está localizado na casa de máquinas e habilita o elevador a ser trazido para o pavimento mais próximo. Isto só deve ser usado por pessoa treinada e autorizada.
bulletCrianças abaixo de doze anos de idade não deveriam usar o elevador a menos que acompanhados por um adulto.

bulletEvite que água de limpeza do hall entre e caia para dentro da porta do elevador

bulletEvite reter o elevador no andar prejudicando e atrasando outros usuários,

bulletEvite abrir a porta do andar com violência. Isto poderá ferir outros passageiros, pedestres e danificar o elevador.
 

 

Elevadores: Reformas, Manutenção, Modernização

O elevador é o equipamento mais importante do prédio, transporta os moradores até o andar desejado, enfim tem função vital em um edifício. Na hipótese dele não receber os cuidados necessários, esse equipamento pode deixar de funcionar, causando transtornos irreversíveis, além de onerar o condomínio no conserto emergencial.
Atualmente existe um número pequeno de empresas bem estruturadas voltadas ao ramo de elevadores que oferecem prestação de serviços de boa qualidade, entretanto é indispensável muita atenção na hora de escolhê-las. 
O primeiro passo é certificar-se se a empresa que está sendo contratada tem o registro na Prefeitura e no CREA.  Do contrário, muito cuidado, pois em um possível acidente, o síndico pode ser arrolado em processo judicial e responder criminalmente.
Mantenha contrato com uma firma prestadora de serviço que dê toda assistência e, em casos de emergência, contate a empresa escolhida imediatamente. Constantemente pessoas ficam presas no elevador, então, a assistência imediata do zelador é importante até que o técnico chegue no prédio, mas o trabalho do zelador deve-se limitar a socorrer pessoas e não em tentar consertar o equipamento. E mesmo para retirar o usuário da cabine, deve saber agir, tendo recebido orientação da empresa contratada.
Os cuidados com a conservação e a maneira correta de utilizar o elevador devem ser observados por todos do condomínio, jamais um síndico responsável pode admitir brincadeiras de abrir e fechar a porta (com o elevador fora do andar). 
Chamar dois elevadores ao mesmo tempo também deve ser evitado, ao proceder assim o usuário estará provocando maior consumo de energia elétrica, desgaste inútil de peças e incômodo a outros moradores. O uso de espelhos dentro do elevador ou a instalação de câmaras funciona positivamente para deter atos de vandalismos nesse equipamento.
A fiscalização por parte de funcionários precisa ser constante e a repreensão ser exemplar com a aplicação de severas multas.
A para ser feito a conservação do elevador será determinado a partir do instante que o síndico contratar a empresa de manutenção. Normalmente os reparos preventivos se fazem de mês em mês,e nessa visita ao prédio, o técnico faz a limpeza, a lubrificação e pequenos ajustes. É realizada também uma inspeção geral para conhecer a situação do elevador e, no caso de precisar trocar peças - cabo de aço, polia de tração, ou motor - o técnico faz um relatório para a empresa e propõe o serviço para o síndico. 
O controle computadorizado permite nivelamento perfeito e evita trancos na hora de parar no andar. O elevador que está parando fora de nível, não aceita mais ajuste, pois constantemente precisa passar por novo reparo, chega um momento que precisa ser trocado. Outra inspeção obrigatória trata-se do RIA (Relatório de Inspeção Anual), que tem como finalidade fazer uma análise mais detalhada que será relatada nesse documento para, no caso de uma vistoria oficial, ser apresentado aos técnicos na Prefeitura e no CREA.
Atualmente o está muito em voga a modernização do elevador. Em que consiste esse trabalho? Significa mudar, ou decorar a cabine, como por exemplo, as paredes que anteriormente eram de madeira, toda riscada, deteriorada, são retiradas e colocadas chapas de aço, espelhos, novas luminárias, botoeiras modernas, dando um aspecto totalmente renovado ao elevador. Esse serviço é feito por empresas especializadas em embelezamento e modernização, que executam projetos a serem apresentados ao síndico, estudados em conjunto e viabilizada a sua execução, que por mais antigo que o elevador será sempre possível embelezá-lo, pois esse trabalho não envolve só a cabine, mas principalmente a migração do controle mecânico para controle computadorizado, além de poder mudar o sistema de operação de abertura e fechamento de portas, mudar o sistema de botoeiras do elevador - onde retira-se o obsoleto, pesado e duvidoso e coloca-se um eletrônico, seguro e moderno.
Quanto a hora de fazer essa modernização isso é muito relativo, não existe um tempo predeterminado, depende cuidado dos usuários, se a cabine estiver muito riscada, o elevador fica com o visual depredado, ou se as pessoas o utilizam indevidamente, o equipamento é prejudicado.
 Com relação ao síndico isso representa,além de trabalhos bem executados, com segurança, sem correr riscos legais. 
Toda essa nossa preocupação tem sentido, pois trata-se do equipamento mais importante do prédio.
O elevador é um meio de transporte do qual, diariamente, um número muito grande de pessoas faz uso dele. Portanto, a necessário é que as empresas de elevadores prestem serviço de qualidade e com isso os síndicos vão ganhando na prestação de serviços, com a atuação de empresas idôneas nesse ramo de atividade".
 
 
e-mail:   elevamil@elevamil.com.br  !
 

Home ]            

Envie uma mensagem com perguntas ou comentários sobre este Website para: elevamil@elevamil.com.br
Copyright © 2010 ELEVAMIL Elevadores Ltda
Última modificação: 05 janeiro, 2015